Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

5º Festival de Cinema de Três Passos inicia nesta terça-feira, consolidando sua importância cultural

124 filmes serão exibidos até a noite de sexta-feira, incluindo 61 curtas da mostra não competitiva e 63 curtas da mostra competitiva

5 de novembro de 2019
Tela história do Cine Globo novamente estará exibindo curtas do FCTP (Foto: Arquivo)

Inicia nesta terça-feira (05) a quinta edição do Festival de Cinema de Três Passos (FCTP), um dos eventos de maior importância cultural para a região noroeste do Estado. Até sexta-feira à noite, serão exibidos 124 filmes curta-metragem, distribuídos em dez sessões – 61 curtas na mostra não competitiva e outros 63 curtas na mostra competitiva. O acesso do público, a todas as sessões, é gratuito.

Mais de 700 filmes, de todo o Brasil e do exterior, foram inscritos para esta edição, sendo que a curadoria do festival teve um grande trabalho para selecionar as 63 obras que estarão concorrendo nos gêneros ficção, documentário, animação, experimental e temática ambiental.

Pelo menos 26 realizadores de curtas que serão exibidos durante o festival, confirmaram suas presenças e serão hospedados por pessoas da comunidade. Eles são oriundos de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e também da França.

Na noite de hoje, para iniciar o festival, a partir das 19 horas, acontece uma homenagem ao cineasta carioca, Christian Jafas. A homenagem será prestada pelo seu trabalho, contribuição ao cinema nacional, sensibilidade, engajamento e cumplicidade com os propósitos do festival desde a sua origem, em 2014. Christian já participou do FCTP como realizador, com documentários que participaram da mostra competitiva em 2014 e em 2016, além de ter sido jurado no festival de 2015. Também é um dos diretores do filme “Cine Globo: uma vida de cinema”, que conta a história de 65 anos do Cine Teatro Globo, um dos raros cinemas de calçada ainda em atividade no Brasil, considerado o templo maior da cultura em Três Passos.

Logo após a homenagem, acontece a palestra “Audiovisual e educação” e, posteriormente, serão exibidos nove curtas, da mostra não competitiva, todos produzidos em Três Passos, a partir do projeto Cidade Cinematográfica Ano 3, que envolve estudantes e professores de escolas públicas, além de pessoas da comunidade.

Amanhã, quarta-feira, as três sessões previstas, nos turnos da manhã, tarde e noite, também serão da mostra não competitiva, com filmes locais, regionais, e outras obras inscritas para o festival de outras partes do Brasil. As sessões iniciam sempre às 8h, às 14h e às 19h.

A mostra competitiva inicia a partir da sessão da tarde de quinta-feira, às 14 horas, quando os jurados começarão a avaliar os filmes em disputa. A abertura oficial do 5º FCTP acontecerá na quinta-feira à noite, às 19 horas. Além da presença de autoridades, a cerimônia fará uma homenagem aos construtores da história do festival. Logo após acontecerá a segunda sessão da mostra competitiva.

Além dos filmes, durante o festival acontecerão apresentações de corais: Vozes Missioneiras (CTG Missioneiro dos Pampas); Projeto Cante e Encante; Ricordi D’Itália (Centro Cultural Italiano); Centro Cultural 25 de Julho; além de apresentações musicais a cargo da Escola de Música Gehlen e banda Rusty Birds.

Acesse a programação completa, através do site: www.cinematrespassos.com.br ou pela página do Festival de Cinema de Três Passos no Facebook.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados