39 curtas serão exibidos ao longo desta sexta-feira na mostra competitiva do Festival de Cinema de Três Passos – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

39 curtas serão exibidos ao longo desta sexta-feira na mostra competitiva do Festival de Cinema de Três Passos

Encerramento e premiação do festival acontecem na noite de sábado

9 de novembro de 2018

Além da abertura oficial e da exibição do filme “Cine Globo – Uma Vida de Cinema”, na noite de quinta-feira (08) foram exibidos ainda oito curtas da mostra competitiva do festival. Atrizes do porte de Ewa Wilma e Helena Ranaldi, no filme “Minha Mãe, Minha Filha”, estiveram na telona do cinema.

O diretor Januário Jr., do Distrito Federal, mais uma vez teve um filme seu sendo apresentado no festival três-passense. “UrSORTUDO” contou a história de um pai que buscava a reaproximação com a filha, após ter sido injustamente preso. O curta faz um alerta para o alto número de presos provisórios no país e a falta de estatísticas relativas a pessoas condenadas de forma errônea.

O documentário “Timoneiro”, filmes sobre a história de Hermínio Bello de Carvalho, carioca, produtor musical, poeta e compositor, também foi bastante elogiado pelo público. Foi Hermínio quem praticamente abriu caminhos para Clementina de Jesus, Paulinho da Viola, João Nogueira e Nelson Cavaquinho, ajudando a impulsionar nomes como Elizeth Cardoso, Pixinguinha, Zezé Gonzaga, entre outros.

Outro destaque da noite de quinta-feira ficou por conta da apresentação do Coral do Centro Cultural Italiano, entoando canções que foram trilha sonora em filmes que são originários do país europeu.

Ao final da sessão, como já é tradicional, aconteceu debate entre realizadores e público.

Sexta-feira com muitas opções para o público

Nesta sexta-feira, as três sessões do festival estão exibindo 39 curtas: nos turnos da manhã (8h), tarde (14h) e noite (19h). Diversos realizadores estão participando do festival, como os diretores Alexandre Derlam, Diego Tafarel, Luiz Alberto Cassol, Henrique Lahude, Maria Estela Galvão Lapponi, entre outros.

No sábado (10), a cerimônia de premiação e encerramento do festival acontece a partir das 20 horas, com exibição de alguns curtas vencedores. Às 21h30min acontece confraternização, no Clube Aliança, aberta à comunidade, e show de pop-rock, com bandas locais. Também amanhã, às 15h, acontece exibição do filme A Cabeça de Gumercindo, em homenagem ao ator Leonardo Machado, um dos protagonistas deste longa metragem, e que acabou falecendo no mês passado.

ORDEM DE EXIBIÇÃO E SINOPSE DOS FILMES DESTA SEXTA-FEIRA – MOSTRA COMPETITIVA

DIA 09/11/2018 – SEXTA-FEIRA – MANHÃ – 8h

01 – LUNA 13 – Filipe Nunes e Barros – RS – 10 anos
Sinopse: Após a morte do seu avô, o jovem Igor decide fazer um documentário sobre sua família, na tentativa de entender porque o avô era obcecado por fatos estranhos que haviam acontecido na sua cidade.

02 – UM CORPO FEMININO – Thais Fernandes – RS – 10 anos
Sinopse: Quando nomeamos uma coisa, ela perde ou ganha sentido? “Um corpo feminino” propõe um jogo aparentemente simples – pergunta para mulheres de diversas gerações a definição de algo que em teoria as unifica. Parte de um projeto transmídia, o filme é a porta de entrada para uma narrativa que possui muitos pontos de vista e nenhuma resposta certa.

03 – TODA CIDADE ANDA ESQUECIDA – Rogerio Cavalcante e Castro – RJ – 10 anos
Sinopse: César está em depressão e mora em pleno centro do carnaval carioca: a Lapa. Ele tenta fugir da folia quando, por acaso, redescobre a alegria de viver ao conhecer Silva, um homem em pleno vigor da vida e apaixonado pelo carnaval.

04 – DESCULPE, ME AFOGUEI – Hussein Nakhal/David Hachby – RJ – Livre
Sinopse: “Desculpe, me afoguei”, criado pelo Estúdio Kawakeb, de Beirute, e por Médicos Sem Fronteiras (MSF), é inspirado em uma carta supostamente encontrada no corpo de alguém que se afogou no Mediterrâneo devido às políticas cínicas que prevalecem em nossos dias. Embora não saibamos a verdade sobre a autoria da carta, sabemos que o que ela descreve é real. Essa realidade não pode continuar. Desde 2015, mais de 69 mil pessoas foram resgatadas por MSF.

05 – SOY – Denise Kelm Soares – PR – Livre
Sinopse: Os ventos estrangeiros sopram em Cuba e a ilha é invadida por um maremoto de câmeras. Mais importante que viver o luto de Fidel é dizer através de um post “estive ahí”. Aos que se dedicam à construção de imagens fica o questionamento: quando se vive um momento histórico, onde se deve por a câmera? Uma menina cubana tem um futuro incerto e é jogada em meio a esse carnaval midiático. Consciente ou não, ela tem 57 anos de uma forte história nas costas. Por quanto tempo ela poderá carregar o peso da Revolução?

06 – TELENTREGA – Roberto Burd – RS – 14 anos
Sinopse: Elias é um pai viúvo de 50 anos de idade que vive um momento conturbado: seu filho Rafael sofre de miocardite viral e precisa urgentemente de um transplante de coração. Transtornado com esta angustiante espera, Elias passa a viver no limite entre o certo e o errado, enquanto vislumbra uma ideia que pode salvar a vida de seu filho.

07 – BOOM -> BUST (VICIOUS CYCLES #1) – Wobbe F. Koning – U.S.A. – Livre
Sinopse: Explosões de objetos de formato irregular, limpas e brancas, são unidas por elementos enferrujados que se ajustam melhor ao ambiente desgastado. Objetos espetados brotam e se transformam, juntando-se a uma crescente cacofonia rítmica, até que todo o sistema se interrompe. Nesta animação, as manifestações físicas impressas em 3D de objetos virtuais simulados são re-virtualizadas através da fotografia em stop motion.

08 – CABELO BOM – Swahili Vidal – RJ – Livre
Sinopse: Como as mulheres negras são pressionadas esteticamente para que se enquadrem em padrões pré-estabelecidos? O documentário propõe fazer um recorte desse universo. O filme dá voz a três personagens que expõe a relação delas e seu cabelo crespo. Elas conseguem contar suas trajetórias de vida, histórias de preconceito e nos mostrar como a autoaceitação de suas raízes, capilares inclusive, foi e é fundamental para se afirmarem como mulheres negras num país como o Brasil.

09 – MÉDICO DE MONSTRO – Gustavo Teixeira – SP – Livre
Sinopse: Dudu já escolheu sua futura profissão, agora terá que enfrentar seus medos para se tornar um médico de monstros.

10 – CONTRASTES – IMPRESSÕES DE ISRAEL – Jackson Farias Teixeira – MG – Livre
Sinopse: Uma jornada entre a calmaria e o caos inspirada por relatos de cadernos de desenhos.

11 – A RETIRADA PARA UM CORAÇÃO BRUTO – Marco Antonio Pereira – MG – Livre
Sinopse: Ozório (Manoel do Norte) é um senhor que vive sozinho onde o Judas perdeu as botas, na zona rural de Cordisburgo-MG. Passa seus dias ouvindo rock no rádio, enquanto vive o luto da sua companheira. Até que um movimento no céu quebra sua solidão.

12 – A POEIRA NÃO QUER SAIR DO ESQUELETO – Daniel Santiso/Max William Morais – RJ – Livre
Sinopse: Quatro habitantes do estado do Rio de Janeiro fazem parte das remoções que acontecem na comunidade do Metrô-mangueira e nos contam histórias. Essas narrativas surgem do encontro com as imagens da remoção da comunidade do Esqueleto, naquele mesmo lugar cinco décadas antes.

DIA 09/11/2018 – SEXTA-FEIRA – TARDE – 14h

01 – A ILHA DO FAROL – Mariana Kaufman/Jo Serfaty – RJ – Livre
Sinopse: Contam que a ilha afundou há quatro séculos atingida por um meteoro. Alguns afirmam que ela simplesmente cansou de ser ilha e virou mar. Existem os que garantem que a ilha não é uma ilha. Até os dias de hoje ainda há os que saem a sua procura. “A ilha do farol” narra a história e lendas de uma misteriosa e inóspita ilha, próxima à cidade do Rio de Janeiro. Entre o resgate histórico e a invenção, uma silenciosa família se lança ao mar em uma pequena embarcação, rumo ao encontro da ilha.

02 – TONICO E EU – Cavi Borges – RJ – 10 anos
Sinopse: A amizade e parceria entre o ator Tonico Pereira e o diretor e produtor Cavi Borges. Filme comemorativo aos 50 anos do ator Tonico Pereira.

03 – SEM ABRIGO – Leonardo Remor – RS – 14 anos
Sinopse: Entre os barulhos das ruas, Valéria silenciosamente tenta sobreviver no frio inverno da cidade.

04 – A INSTALAÇÃO DO MEDO – Ricardo Leite – Portugal – 14 anos
Sinopse: A Mulher abre a porta de casa. Aparecem dois homens: ” Bom dia minha senhora, viemos para instalar o medo.”

05 – O FIM DA FILA – William Figueiredo Côgo – RJ – Livre
Sinopse: Baseada em um premiado livro de imagem, a animação nos apresenta vários animais brasileiros em fila indiana, dia após dia. Conforme passa o tempo, surgem novos motivos para que os animais sigam em frente, sempre enfileirados – incluindo a aparição de um conhecido personagem do folclore. Afinal, o que tem no fim da fila? A linguagem gráfica evoca a arte indígena brasileira.

06 – ANTES QUE O TEMPO ME ESQUEÇA – Leo Goodgod/Paulo Rodrigues – AM – Livre
Sinopse: Uma jovem indígena vive os conflitos de uma cidade grande. A saudade do tempo vivido na aldeia torna sua vida insustentável.

07 – ENTRE SÓS – Caetano Salerno – RS – Livre
Sinopse: Gael, um solitário urbano, encontra em uma vitrine sua maneira inusitada de conviver com a cidade. Seu encontro com Luísa demonstra que estabelecer uma linguagem alternativa pode ser uma maneira afastar ou aproximar as pessoas.

08 – O MALABARISTA – Iuri Moreno Chaves Pereira – GO – Livre
Sinopse: Documentário em animação sobre o cotidiano dos malabaristas de rua, que colorem a rotina monótona das grandes cidades.

09 – ALMA BANDIDA – Marco Antônio Pereira – MG – Livre
Sinopse: Paixão e sonho em desencanto. Às vezes, a gente gosta de coisas e pessoas erradas.

10 – O ILUSIONISTA SONORO – Francisco Ferrari Maximila – RS – Livre
Sinopse: O filme O Ilusionista Sonoro apresenta o artista de rua e observador do mundo Serginho Ferret e sua música, um retrato crítico, ácido e profético do seu lugar e do seu tempo.

11 – O VESTIDO DE MYRIAM – Lucas H. Rossi – RJ – 14 anos
Sinopse: Numa casa pacata, um casal de idosos segue a vida em silêncio.

12 – ULTRAVIOLETA – José Diones Nunes dos Santos – PB – Livre
Sinopse: É chegado o tempo em que a Terra encontra-se em um estado extremo. Num lugar isolado e subterrâneo, uma família resiste.

DIA 09/11/2018 – SEXTA-FEIRA – NOITE – 19H

01 – MORPHING IN THE RAIN – Manlio Macchiavello – MA – Livre
Sinopse: Morphing realizado com desenhos, guaches e imagens de esculturas. O figurativo se transforma em abstrato. Fisionomias e expressões mudam sem parar, águas e livros convivem. O universo musical acompanha a transformação permanente, contribuindo a suscitar inquietude e questionamento sobre a natureza do ser humano.

02 – TENTEI – Laís Melo Dlugosz – PR – 14 anos
Sinopse: A coragem foi se fazendo aos poucos conforme a angústia tomava o corpo. Em certa manhã, Glória, 34 anos, parte em busca de um lugar para voltar a ser.

03 – ERTRINKEN (SUBMERSO) – Pedro Marques Harres – RS e Potsdam/ Alemanha – Livre
Sinopse: Hans já não é tão jovem quanto antigamente. Para evitar a solidão, ele precisa aprender a nadar no mar de informações de hoje em dia. Estará ele preparado para a esmagadora quantidade de distrações e armadilhas que o mundo online tem a oferecer?

04 – FÈ MYE TALÈ – Henrique Both Lahude/Alix Georges – RS – 12 anos
Sinopse: Em 1791 uma cerimônia vodu marca o início da revolução negra que tornaria o Haiti o primeiro país independente da América e o primeiro a abolir a escravidão. Em 2016, Phenite emigra para o Brasil. Entre passado, sonhos e o frigorífico onde trabalha, ela tenta encontrar sua liberdade.

05 – A GIS – Thiago Carvalhaes – SP – 16 anos
Sinopse: Gisberta Salce era uma mulher transexual brasileira que se tornou símbolo da luta pelos direitos transexuais após seu assassinato brutal. Este documentário constrói um retrato delicado, peça por peça, de uma mulher despedaçada por um mundo indiferente.

06 – DO OUTRO LADO – Bob Yang/Frederico Evaristo – SP – Livre
Sinopse: Às vésperas de uma importante decisão, a juíza da Corte Suprema de Taiwan recebe uma carta inesperada.

07 – NARANJA – Hanna Isua – 2017 – Colômbia – 16 anos
Sinopse: Naranja é uma mulher que vive com o assédio diariamente; A sexualização, qualificação e objetivação de seu corpo é refletida nas manchas que essas violências estão deixando nela. Naranja terá que reagir antes que essas manchas a consumam.

08 – MENINAS FORMICIDA – João Paulo Miranda Maria – SP – 16 anos
Sinopse: No Brasil, “Meninas Formicida” são adolescentes do interior que trabalham em áreas de eucalipto. Elas matam formigas através de um pesticida, enquanto uma delas precisa lhe dar com uma gravidez indesejada. Ela vive num constante estado de medo, lutando contra uma mentalidade conservadora e machista.

09 – GRITO – Luiz Alberto Cassol – RS – 14 anos
Sinopse: Nem todo o grito sai da boca.

10 – UNIVERSO PRETO PARALELO – Rubens Passaro – SP – 16 anos
Sinopse: Um paralelo traçado entre as violações de direitos humanos do passado escravocrata brasileiro e da ditadura militar por obras do século XIX e depoimentos dados à Comissão Nacional da Verdade. Quem são os heróis nacionais brasileiros?

11 – AUTOFAGIA – Felipe Soares de Lima – PE – 16 anos
Sinopse: Um homem do campo. Uma travesti. Quando esses dois mundos se encontram, o ódio e o desejo libertam as negações mais profundas.

12 – MELT – Wobbe F. Koning – U.S.A. – Livre
Sinopse: Homenagem às geleiras islandesas. Baseado em imagens de vídeo e inspiração de uma viagem à Islândia, o movimento lento de objetos gelados transbordando com água pode ser considerado como uma espécie de “Requiem da Geleira”. No entanto, a música hipnotizante de Saint-Saëns também permite simplesmente apreciar os visuais.

13 – ATRAVÉS DE TI – Diego Tafarel – RS – 16 anos
Sinopse: Sobre cumplicidade, sintonia e descobertas. Alguns sentimentos (nos) partem e outros não podem partir.

14 – INCONFISSÕES – Ana Galizia – RJ – 16 anos
Sinopse: Luiz Roberto Galizia foi uma figura importante para a cena teatral nas décadas de 1970 e 1980. Foi, também, um tio que não conheci. Este documentário procura um resgate do vivido, a partir do registro feito em fotografias e filmes super 8 pelo tio Luiz e encontrado por mim 30 anos depois da sua morte.

15 – MAELSTRØM – Carlos Gómez-Trigo – Espanha – 18 anos
Sinopse: Karl gira uma colher de café. Algo gira ainda mais rápido na cabeça de Tony.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados