Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

2º Grupo de Polícia Ambiental de Três Passos apresenta novo uniforme e passa a ter novo comando

Grupamento, que fica sediado junto ao 7º BPM, em Três Passos, está com efetivo de cinco PMs e atende os 21 municípios da região Celeiro

27 de setembro de 2021
Policiais militares que integram o 2º GPA, sediado em Três Passos (Foto: Rádio Alto Uruguai)

Um dos destaques neste ano de 2021 para a Polícia Ambiental do RS é o novo fardamento operacional de seu efetivo, que já está sendo utilizado pelo 2º Grupo de Polícia Ambiental de Três Passos. O uniforme passou a ser o “Camuflado Pampa Atlantic Florest”, que tem por objetivo aumentar a eficiência operacional da tropa a partir do uso de um fardamento que una segurança, conforto, resistência e proteção, já que o camuflado proporciona a “dissimulação” (ambientação ao meio), principalmente em ambientes rurais, de mata e vegetação.

As atividades desenvolvidas pela Polícia Ambiental, além de coibir crimes ambientais, são de combate ao abigeato, tráfico de drogas, armas e munições, assim como atuação em área de fronteira internacional e interestadual, onde o novo fardamento Camuflado Pampa Atlantic Florest proporciona maior segurança ao policial militar em sua missão.

O 2º Grupo de Polícia Ambiental de Três Passos (2º GPA) foi criado em 22 de novembro de 2002, tendo sua sede junto ao 7º BPM (Batalhão de Polícia Militar), em Três Passos. Atualmente, conta com um efetivo de cinco policiais militares, sob o comando do Soldado Dahm, desde o dia 18 de agosto de 2021. Ele é policial militar desde maio de 2000 e atua há nove anos na Patram. O efetivo é composto ainda pela Soldado Raquel; Soldado Simeia, Soldado Fusiger e Soldado Perinazzo.

O grupamento atua nos 21 municípios da região Celeiro e busca coibir os crimes ambientais na região, orientar a população sobre os procedimentos e as leis ambientais, trabalhar no combate aos crimes contra a flora, fauna, crimes de poluição, de mineração e construções irregulares em áreas de preservação permanente.

Também possui um trabalho muito significativo na educação ambiental não-formal, atuando através de palestras, exposições e desenvolvimento de projetos sociais, como o Patrulheiro Ambiental Mirim e o Projeto Semente Nativa, já desenvolvido nos municípios de Três Passos, Tenente Portela, Derrubadas, Miraguaí e Coronel Bicaco.

Atua também junto ao Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Três Passos (Comupam) e ao Conselho de Meio Ambiente de Crissiumal.

O Grupo de Polícia Ambiental de Três Passos tem como telefone de contato o número (55) 3522-8005, das 12h30min às 18h30min, com atendimento presencial.

Para o soldado Dahm, o efetivo “está sempre trabalhando em busca da preservação ambiental, para uma melhor qualidade de vida às presentes e futuras gerações, tendo em vista que o meio ambiente é um bem comum da sociedade em geral, independente de onde esteja situado”.

O efetivo da Polícia Ambiental de Três Passos, pertencente ao Comando Ambiental da Brigada Militar, busca orientar os cidadãos para adoção de um comportamento preventivo, passando a desenvolver atitudes e a praticar ações que contribuam com a proteção dos recursos naturais em um processo de comprometimento com a manutenção da vida, em todas as suas formas.

Reportagem da Rádio Alto Uruguai com integrantes da Polícia Ambiental (Foto: Rádio Alto Uruguai)

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados