15 estudantes de Três Passos são beneficiados com Bolsa Juventude Rural – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

15 estudantes de Três Passos são beneficiados com Bolsa Juventude Rural

Programa busca incentivar os jovens para a sucessão rural na agricultura familiar

9 de agosto de 2018
Contratos foram assinados no dia 3 de agosto, na sede do STR de Três Passos (Fotos: Emater)

Na última semana foi realizado em Três Passos, junto ao auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), o ato de assinatura dos contratos referentes ao Programa Bolsa Juventude Rural, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

Neste ano de 2018, o programa contempla 495 jovens do meio rural, sendo que a bolsa consiste no valor de R$ 200,00 para cada estudante por um período de dez meses, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER). A bolsa é destinada a estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio, de escolas públicas estaduais ou de instituições sem fins lucrativos. O Bolsa Juventude Rural recebeu inscrições de quase 800 jovens.

De acordo com Tarcísio Minetto, secretário da SDR, “o programa tem como objetivo dar oportunidade e condições de acesso e permanência no Ensino Médio e de implantação de projetos produtivos sustentáveis, estimulando a sucessão nas propriedades rurais familiares”. A maioria das inscrições ao programa envolveu jovens do 2º ano do Ensino Médio, mas apenas 200 foram habilitados.

Os candidatos foram classificados por meio da renda apresentada na Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), conforme previsto no edital do programa. Para estudantes do 3º ano, foram habilitados 295 jovens. Para concorrer à Bolsa Juventude Rural, os estudantes precisaram se enquadrar em requisitos como ter entre 15 e 29 anos, ter DAP ativa e baixa renda bruta familiar.

Os alunos do município de Três Passos classificados foram os seguintes:

Casa Familiar Rural Santo Isidoro – Claudio Luan Gastring; Diogo Daniel Door; Lucas Bonemann e Vitor Roberto Engster.

Escola Técnica Estadual Celeiro – Jean Rodrigo Ehrenbrink e Luis Felipe Reisner.

Escola Estadual Padre Gonzáles – Daniele Andreia Roesch; Jaerdel Eduardo Rambo; Jean Eduardo Rambo; Jessica Habtzreiter; Kamila Andressa Andres e Vinicius Hermann

Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo – Ana Emilia Beckel; Andressa Gruber Hanzen e Deisi Aline de Mello.

O próximo passo é em conjunto com a família e os técnicos da Emater-RS/Ascar: a elaboração de projetos produtivos, onde já fora estabelecidas ideias de trabalho com bovinos de leite, avicultura colonial, fruticultura; produção de alimentos e melado mel, como alternativa de produção para ser desenvolvida pelos jovens em suas propriedades.

No ato de assinatura estiveram presentes o coordenador regional da SDR, Jucelar Berté, o secretário municipal de Agricultura, Evandro Augusto Colombo, o presidente do Conselho Municipal de Agropecuária e representante do STR, Mario Zart, a coordenadora pedagógica da 21ª CRE, Maria de Lurdes Pedrolo; representante da Escola de Educação Básica Padre Gonzáles, Margarete Eliane Radtke, equipe do escritório municipal da Emater, além do supervisor microrregional, João Schommer.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai (com informações da Emater)

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados