Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

12 municípios da região celebram feriado pelo Dia do Colono e Motorista nesta quinta-feira

Em algumas cidades foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais para sexta-feira

24 de julho de 2019
Data tradicional destaca duas atividades fundamentais para o RS (Foto: Arquivo)

Diversos municípios do RS celebrarão nesta quinta-feira, dia 25 de julho, o Dia do Colono e Motorista, em alusão a duas categorias essenciais para o desenvolvimento do Estado. Na região Celeiro, 12 cidades terão feriado municipal amanhã: Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Campo Novo, Chiapetta, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Redentora, Sede Nova, Tiradentes do Sul e Três Passos.

Em Três Passos é feriado nesta quinta-feira, mas não haverá ponto facultativo na sexta-feira nas repartições públicas do município, com as atividades sendo desenvolvidas de forma normal.

Já nas cidades vizinhas de Bom Progresso, Esperança do Sul e Tiradentes do Sul, além do feriado nesta quinta-feira, as prefeituras decretaram ponto facultativo na sexta-feira, emendando o feriadão.

Em Crissiumal, apesar de não ser feriado municipal homologado em lei, a prefeitura decretou ponto facultativo para esta quinta-feira nas repartições públicas do município. Porém, o comércio crissiumalense e os demais setores estarão trabalhando normalmente. Na sexta-feira o expediente é normal.

Em Humaitá será feriado nesta quinta-feira. Neste dia nenhum serviço público municipal funciona. Para sexta-feira, o prefeito Fernando Wegmann assinou o decreto municipal Nº 037/2019 estipulando ponto facultativo. Os serviços na Unidade Básica de Saúde ficarão suspensos, retornando às atividades normais a partir de segunda. Casos de urgência ou emergência devem ser encaminhados ao Hospital Adesco. O atendimento na Creche Municipal Nossa Senhora Aparecida também fica suspenso no dia 26. Os serviços de coleta de lixo funcionarão normalmente na sexta.

Em São Martinho não é feriado, mas para essa quinta-feira a Administração Municipal decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Será mantido apenas o serviço de recolhimento de lixo, conforme o cronograma normal.

Em Sede Nova é feriado nesta quinta-feira e ponto facultativo na sexta. Apenas haverá recolhimento normal de lixo, na sexta, e atendimento de casos de urgência e emergência na saúde.

Em Boa Vista do Buricá e Nova Candelária não é feriado e as prefeituras atenderão normalmente.

História da data

Em 25 de julho é festejado o dia de São Cristóvão, protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas e de todos os transportadores, de acordo com a tradição católica. Nesta data, fiéis realizam homenagens e nas paróquias há grandes aglomerações de caminhoneiros, taxistas e demais profissionais que trabalham no transporte, pedindo bênçãos para sua jornada.

A data de 25 de Julho também foi instituída como Dia do Colono, em 1968, com a criação da Lei Federal nº 5.496, de 5 de setembro daquele ano. Porém, a data já era conhecida fazia um bom tempo, pois desde 1924, quando estava ocorrendo as comemorações do centenário da vinda dos alemães para o Rio Grande do Sul, a data foi reconhecida e usada para celebrar os colonos, principalmente os de origem germânica.

A história dessa data também se dá, no Rio Grande do Sul, a partir da chegada dos primeiros imigrantes alemães, em 18 de julho de 1824, para se instalar no Estado. Desembarcaram em Porto Alegre e começaram a se abrigar no local onde hoje fica sediado o município de São Leopoldo, na região do Vale do Sinos. Logo após, em 25 de julho, realizaram o que seria o primeiro culto evangélico do Estado, tornando a data como um marco para a região, ampliando a cultura religiosa, antes regida apenas pelo catolicismo e religiões indígenas.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados