• Fones: (55) 3522-2440 - Três Passos / (55) 3525-1212 - Humaitá
Campo obrigatório!

20/03/2017 - Tiradentes do Sul, Bom Progresso e outros três municípios da região completam 25 anos de emancipação

Alguns municípios da região Celeiro completam nesta segunda-feira, 25 anos de emancipação. É o caso de Barra do Guarita, Bom Progresso, Derrubadas, Inhacorá e Tiradentes do Sul. Nestes locais é feriado municipal no dia de hoje.

 

Tiradentes do Sul

O município de Tiradentes do Sul completa hoje, 20 de março, seus 25 anos de emancipação. Em função da data, é feriado no município. O processo emancipatório teve sua efetivação em 1992, quando o município desmembrou-se de Três Passos.

 

Hoje, Tiradentes do Sul tem 6.338 habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2016. O município é formado por cinco distritos: Alto Uruguai, Lajeado Bonito, Novo Planalto, Porto Soberbo e Sede. Com 23.448 quilômetros quadrados de área, faz divisa com Crissiumal, Esperança do Sul e Três Passos, além de fronteira com a Argentina, separados os dois territórios pelo rio Uruguai.

 

O município se destaca no setor agrícola, com destaque para a produção de leite, além da diversidade de culturas, com soja, milho, trigo e fruticultura.

 

Às margens do rio Uruguai foi instalada a Colônia Militar do Alto Uruguai, local marcante na história da região e onde até hoje é preservada uma escadaria centenária, que dá acesso ao rio, próxima ao local onde os beatos padre Manoel Goméz González e o coroinha Adílio Daronch, participaram da última missa em vida.

 

O município é hoje conduzido pelo prefeito Alceu Diel, do PSDB, tendo como vice-prefeito, Zeca Feller (PP), eleitos em outubro do ano passado.

 

A programação para marcar os 25 anos de emancipação de Tiradentes do Sul teve eventos artísticos e culturais, com destaque para um baile, no dia 11, e uma programação especial em comemoração ao Dia da Mulher. As comemorações encerraram ontem, com almoço no CTG Sentinela Costeira.

 

Bom Progresso

A história de Bom Progresso, localizada entre os municípios de Campo Novo e Três Passos, é relativamente recente. Somente na década de 1940 passaram a se instalar colonizadores provenientes de outras regiões, principalmente da chamada colônia velha.

 

Inicialmente chamada Boca da Picada, era passagem obrigatória para quem seguia para Três Passos – a então chamada Colônia Militar do Alto Uruguai. Localizada em terra fértil com grandes reservas naturais a pequena comunidade prosperou rapidamente o que motivou o topônimo Bom Progresso.

 

Com uma agropecuária forte e uma indústria ervateira significativa além de outras fontes de renda a Vila continuou a crescer auxiliada pela sua localização geográfica junto à BR-468, o que auxilia no escoamento da produção.

 

Na década de 1980 nasceu o sentimento emancipacionista que, por razões diversas, somente conseguiu ter sucesso no início dos anos 1990.

 

Entre suas principais metas estão o aprimoramento do Plano Diretor, a instalação de uma escola de ensino médio, ampliação dos serviços de saúde e o incentivo ao pequeno agricultor para conter o êxodo rural.

 

O município conta hoje com 2.238 habitantes (segundo dados do IBGE, de 2016). O prefeito é Armindo Heinle (PP), tendo como vice, Douglas Diesel (PSDB), eleitos no último pleito municipal.

 

*Rádio Alto Uruguai