• Fones: (55) 3522-2440 - Três Passos / (55) 3525-1212 - Humaitá
Campo obrigatório!

17/02/2017 - Minetto destaca aplicação de tecnologia na agricultura familiar na Expo Agro Cotricampo

Cerca de 3 mil pessoas estiveram na abertura da Expo Agro Cotricampo, nessa quinta-feira (16), em Campo Novo, na Região Celeiro do estado. Na cerimônia de abertura, o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, representou o governador José Ivo Sartori e reconheceu a importância da cooperativa, cujo quadro de associados é formado por 75% de agricultores familiares.

 

“Este evento integra as entidades do poder público, as empresas que geram tecnologia e, fundamentalmente, a cooperativa, que tem a responsabilidade de trabalhar com os 9 mil associados para que eles apliquem essa tecnologia de forma a obter resposta seja positiva no campo”, destacou o secretário. “O evento aproxima os associados e a comunidade, e isso vem ao encontro ao desenvolvimento rural.”

 

Minetto visitou o espaço cedido pela cooperativa à conveniada da SDR, Emater/RS. Na área, foram cultivados canteiros com pepino, alface, rúcula, beterraba e melancia, além de plantas medicinais e ornamentais, protegidas do sol forte com sombrite e irrigação. Já no espaço voltado à produção de leite, a Emater destacou o manejo da pastagem. Assim como na horta, houve a preocupação em selecionar plantas que se adaptessem à região.

 

No primeiro dia da feira, que se encerra nesta sexta-feira (17), ocorreu visita guiada a estandes dos expositores/patrocinadores e apoiadores. Os associados da Cotricampo também puderam visitar as 97 empresas expositoras. A programação da Expo Agro Cotricampo envolve dias de campo com demonstração de máquinas, veículos e implementos agrícolas, palestras sobre a cadeia de produção do leite, economia doméstica e conjuntura agropecuária. Nesta sexta-feira, ocorrem ainda palestras sobre balanço nutricional para vacas de alta produção na bacia leiteira e semente e semeadura a serviço da produtividade.

 

Participaram da solenidade de abertura o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi; o prefeito de Campo Novo, Antonio Sartori; o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn; o presidente daFederação das Cooperativas Agropecuárias (FecoAgro/RS), Paulo Pires; o presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto; o presidente do sistema Sescoop/Ocergs, Vergilio Perius; e a deputada Zilá Breitenbach, além de outras autoridades regionais.

 

*Governo do Estado do RS