• Fones: (55) 3522-2440 - Três Passos / (55) 3525-1212 - Humaitá
Campo obrigatório!

11/01/2018 - Espinhéis e redes são apreendidos durante patrulhamento no rio Uruguai

O Parque Estadual do Turvo divulgou ontem o resultado de patrulha realizada pelos guarda-parque na quinta-feira da semana passada, dia 4. Em patrulhamento no curso do rio Uruguai, nos arredores do Salto do Yucumã, foram apreendidos 1.200m de espinhel e 400m de rede e ainda devolvidos ao rio quatro surubins, pesando entre 15 e 45 Kg, e dois dourados com peso entre 6 e 8 Kg. 

 

Devido a piracema, nesta época do ano é proibida a pesca em todo o rio Uruguai. A piracema é um período reprodutivo muito importante para diversas espécies de peixe, incluindo aquelas ameaçadas de extinção, como o dourado e a piracanjuva.

 

Ainda que nos limites do Turvo seja proibido pescar em qualquer época, no período da piracema a instrução normativa Nº 193, de 2 de outubro de 2008, nos artigos 2° e 3° restringe ainda mais a atividade da pesca, resolvendo o seguinte:

 

- Art. 2° Fixar o período de defeso proibindo, anualmente, a pesca de 1° de outubro a 31 de janeiro, na bacia hidrográfica do rio Uruguai, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

- Art. 3° Proibir a pesca de qualquer categoria, modalidade e petrecho, durante o período definido nesta Instrução Normativa, na bacia hidrográfica do rio Uruguai:
* V - no rio Uruguai, no trecho compreendido entre a foz do rio Macaco Branco, Município de Itapiranga/SC e o rio Lajeado São Francisco, Município de Alto Uruguai/RS, que inclui os limites leste e oeste do Parque Estadual do Turvo/RS.

 

*Rádio Alto Uruguai - Com informações do Parque Estadual do Turvo

*Foto: Reprodução/Facebook