• Fones: (55) 3522-2440 - Três Passos / (55) 3525-1212 - Humaitá
Campo obrigatório!

10/01/2018 - Deputado Jerônimo anuncia trabalho de consultoria junto ao Hospital de Caridade

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressista) se reuniu com lideranças do Hospital de Caridade de Três Passos na tarde desta quarta-feira. Na pauta do encontro, a busca de soluções para a crise financeira enfrentada pela casa de saúde.

 

O encontro ocorreu por volta das 13h30min, nas dependências do hospital, e reuniu membros da diretoria, equipe administrativa e lideranças da comunidade.

 

Além de anunciar a destinação de emenda parlamentar para compra de equipamentos, Jerônimo apresentou duas propostas para tentar solucionar a crise em médio ou longo prazo. 

 

Trabalho de consultoria feito por hospital de excelência

 

A primeira se refere a inclusão do hospital no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). Trata-se de uma consultoria prestada por seis hospitais de excelência no Brasil, dentre eles o Albert Einstein de São Paulo e o Moinhos de Vento de Porto Alegre. “Será feito um trabalho de reorganização da gestão e orientar a busca de recursos para equacionar o problema que o hospital tem”, explicou o parlamentar. 

 

Com o aval da consultoria, a tendência é criar maiores condições para refinanciamento das dívidas e facilitar a inclusão do hospital três-passense no programa Caixa Hospitais – projeto já encaminhado e que busca socorro financeiro.

 

Jerônimo vai solicitar que a consultoria seja feita pela equipe do hospital da capital gaúcha. O deputado garantiu que já houve a confirmação por parte do Ministério da Saúde e que o ministro Ricardo Barros deve assinar o despacho na próxima semana. O início dos trabalhos, segundo ele, é esperado para o mês de março, após o carnaval.

 

Inclusão do hospital na destinação de R$ 60 milhões

 

Outra proposta encaminhada pelo deputado é de incluir o Hospital de Caridade de Três Passos na distribuição de R$ 60 milhões aprovados pela bancada gaúcha aos hospitais do RS. A emenda foi indicada pela senadora Ana Amélia Lemos (Progressista).

 

“Com essa consultoria, sabendo como sair do problema, daqui a pouco com um bom recurso podemos ter a solução para o problema definitivamente”, salientou o deputado. Jerônimo orientou as lideranças presentes sobre como pleitear os recursos.

 

O parlamentar destacou ainda a necessidade de discutir, em conjunto, o futuro dos hospitais na região Celeiro. “Temos que discutir o que um pode fazer, que o outro não precisa fazer. Desta forma a gente consegue otimizar os poucos serviços que temos”.

 

Jerônimo disse que a solução não é simples, mas acredita o primeiro passo foi dado para solucionar a crise enfrentada pelo Hospital de Caridade de Três Passos. 

 

Saiba mais sobre o Proadi-SUS

 

Desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) é financiado com recursos de isenção fiscal (COFINS e cota patronal do INSS), concedida aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e visa apoiar o SUS na promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira.

 

Para tanto, atua na transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS através da execução de projetos de apoio e assistenciais.

 

*Rádio Alto Uruguai