• Fones: (55) 3522-2440 - Três Passos / (55) 3525-1212 - Humaitá
Campo obrigatório!

11/10/2017 - Associados do Sicredi aprofundam conhecimentos em cooperativismo

Aconteceu nos dias 05 e 06 de outubro a 7ª edição da viagem de Coordenadores de Núcleo e Associados Formados no Programa Crescer da Sicredi Celeiro RS/SC. O roteiro contemplou a visita aoBerço Nacional do Cooperativismo de Crédito em Nova Petrópolis e ao Centro Administrativo Sicredi em Porto Alegre. Participaram desta edição 35 associados das 18 agências da cooperativa.

 

Para o Presidente da Sicredi Celeiro RS/SC, Vitor Augusto Rizzardi, com a viagem reiteramos o 5º princípio do cooperativismo: Educação, formação e informação. “Oportunizar aos nossos associados a participação nos programas sociais e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos, através da viagem, fortalece os laços de confiança entre a cooperativa e os sócios” comenta o dirigente que acompanhou a viagem.

 

O município de Nova Petrópolis é a Capital Nacional do Cooperativismo, por ser a sede da primeira cooperativa de crédito da América Latina. A linha Imperial é referência, pois o precursor do cooperativismo no Brasil, Padre Amstad, viveu na comunidade onde difundiu os ideais cooperativistas. Na localidade encontram-se aPedra Simbólica do Cooperativismo, o Monumento em homenagem ao Padre Amstad (precursor do cooperativismo no Brasil), o Museu Padre Amstad e a casa paroquial onde eleresidiu.

 

A visitação ao Centro Administrativo Sicredi em Porto Alegre enalteceu a viagem, pois os associados conhecem a solidez e a grandeza do sistema. Na oportunidade, os participantes conheceram na Torre C, as áreas de ouvidoria, fundação Sicredi, biblioteca e as instalações do prédio que é referência em sustentabilidade no país.

 

Segundo a associada participante, Cecilia Battaglin Santi, foi muito interessante ver onde iniciou o plantio das raízes do cooperativismo. “Aprendemos muito, desde o primeiro momento até a etapa final do programa de visitas. O conhecimento repassado é um reflexo de um trabalho conjunto e de união, como o lema do Padre Amstad: Tudo para todos e como o cooperativismo” relata a associada da agência do Sicredi de São Miguel do Oeste.

 

A viagem também foi acompanhada pelo vice-presidente da cooperativa, Adir Francisco Salante. As visitações são realizadas uma vez ao ano e sãoproporcionadas aos associados formados no programa crescer e coordenadores de núcleo.

 

Fonte: Sicredi Celeiro RS/SC