• Fones: (55) 3522-2440 - Três Passos / (55) 3525-1212 - Humaitá
Campo obrigatório!

11/10/2017 - Recadastramento Biométrico dos eleitores de Crissiumal segue até o dia 13 de dezembro e mais de 5 mil não realizaram o processo

recadastramento é obrigatório a todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).

 

Transferências (para quem está morando 03 meses em Crissiumal) e alistamentos também podem ser realizados neste período.

 

prazo final é 13 de dezembro de 2017. Assim, faltam apenas 42 dias úteis para o término do prazo.

 

Crissiumal tem 11.394 eleitores. Até o momento, 6.253 já possuem o cadastro biométrico, faltando aproximadamente 5.141 eleitores comparecerem ao Cartório para realizarem os procedimentos.

 

Causa preocupação ao cartório eleitoral à baixa procura de eleitores nos últimos dias, tendo sido realizada uma média de 58 atendimentos diários, número esse bem abaixo do esperado, uma vez que se aproxima a data final do prazo.

 

O atendimento do Cartório é realizado de segunda a sexta, das 10h às 17h, sem fechar ao meio dia.

 

Para auxiliar aqueles eleitores que não podem comparecer durante a semana, até o final do prazo serão realizados ainda apenas dois atendimentos de finais de semana:

 

Nos dias 18 e 19 de novembro e nos dias 02 e 03 de dezembro. O horário do atendimento no final de semana também é diferenciado: Manhã: 9h às 12h e Tarde: 13h às 17h.

 

As datas estão sendo divulgadas com antecedência para que os eleitores possam se organizar, e lembramos que inevitavelmente quanto mais perto do final do prazo, maior é a probabilidade do eleitor enfrentar fila.

 

Quem não realizar o recadastramento terá seu titulo eleitoral cancelado.

 

Se o eleitor tiver seu título cancelado, ele sofrerá alguns impedimentos, tais como:

a) inscrever-se em concurso público;

b) receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, se for servidor ou funcionário público;
c) participar de concorrência pública; 
d) obter empréstimo, desde que não se trate de instituição bancária privada;
e) obter Passaporte, Carteira de identidade e CPF;
f) matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
g) praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

 

Os documentos necessários para levar no momento do atendimento:

 

- Um documento de identificação oficial, contendo os dados do eleitor, podendo ser: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista (CNH), certidão de nascimento/casamento ou carteira de conselho profissional. (no caso de certidões, faz-se necessário mais um documento oficial com foto)

- Um comprovante de endereço atual, emitido nos últimos três meses.

- Pedimos também para trazer o título de eleitor antigo e o CPF.

 

É possível agendar horário para atendimento tanto nos dias de semana, quanto nos finais de semana em que o Cartório abrirá.

 

O link para agendamento é: http://eleitor.tre-rs.jus.br/agendamento/publico/agendamentos

 

Os eleitores precisam fazer a Biometria, uma vez que se trata de obrigação para com a Justiça Eleitoral. Além disso, é mais uma forma de tornar ainda mais seguro o nosso sistema de eleições. 

 

*Rádio Alto Uruguai