• Chat
  • [email protected]
  • [email protected]
Campo obrigatório!

19/05/2017 - Plantio do trigo inicia na região de Santa Rosa

A partir de hoje o plantio da safra de trigo deve tomar impulso, conforme determina o zoneamento agrícola e de risco climático. Segundo o Informativo Conjuntural divulgado ontem pela Emater, na região administrativa de Santa Rosa há uma tendência de redução da área, que pode variar de 3% a 5% em relação à safra anterior.

 

Mesmo com o tempo não muito favorável ao plantio, devido às chuvas dos últimos dias, cerca de 2% da área a ser plantada na região (208 mil ha) já se encontra coberta. Parte da área coberta com trigo deve ser semeada com aveia branca e aveia preta, esta última com objetivos de pastagens e também grãos.

 

Em alguns municípios da região, existe a possibilidade de que a área cultivada com aveia branca se iguale à área cultivada com trigo. Na região Celeiro, os produtores estão intensificando o preparo da lavoura, evitando os plantios mais precoces, principalmente pelos prognósticos de inverno mais úmido.

 

Ainda conforme o informe semanal da Emater, é lento o plantio de aveia branca nas regiões Celeiro, Alto Jacuí e Noroeste Colonial. Nas áreas já implantadas, há boa germinação. Também há sementes guardadas na propriedade para implantar boa parte da área. Na região Noroeste do Estado, 39 mil hectares devem ser cultivados com aveia branca.

 

*Fonte: Emater RS/Ascar

*Foto: Vanessa Almeida de Moraes