• Chat
  • [email protected]
  • [email protected]
Campo obrigatório!

17/03/2017 - Segue maturação das lavouras de grãos no Estado

Beneficiada pelo clima, a cultura da soja passa rapidamente para a maturação, com 53% das lavouras em enchimento de grãos, 27% maduras e por colher e 15% da área já colhida. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater, as fortes chuvas acompanhadas de ventos provocaram o acamamento da cultura, em especial das variedades mais altas e tardias. Pelo estágio da cultura, há baixa probabilidade de danos. A produtividade apresentada está acima da média dos últimos anos. Além disso, as doenças fúngicas estão muito bem controladas.

 

No milho, a colheita, que atinge 57% das lavouras, transcorre dentro da normalidade, não sendo mais ágil por causa da soja que tem a preferência dos produtores neste momento. O milho safrinha vem apresentando ótimo desenvolvimento vegetativo, sendo que em algumas lavouras se observa o início do período reprodutivo, com boas perspectivas de produtividade.

 

Muitos silos e armazéns buscam o escoamento do milho colhido a fim de dar lugar para a soja. Atualmente, 21% das lavouras de milho estão maduras e por colher, 20% em enchimento de grãos, 2% floração e 1% em desenvolvimento vegetativo.

 

*Fonte: Emater-RS/Ascar