• Chat
  • [email protected]
  • [email protected]
Campo obrigatório!

16/02/2017 - ExpoAgro Cotricampo: Lideranças exaltam o cooperativismo e demonstram preocupação com a Reforma da Previdência

As diversas autoridades que participaram do primeiro dia da ExpoAgro Cotricampo, sublinharam a importância da feira para o desenvolvimento do setor agropecuário, potencializando esse que é  o principal motor da economia regional. Além de lideranças políticas de diversas esferas, a ExpoAgro também reuniu as principais lideranças do setor agrícola e cooperativista do Estado.

 

Na abertura oficial, o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, destacou a força que o evento busca consolidar, marcando definitivamente o cinquentenário da cooperativa, que será celebrado em setembro. Agradeceu a confiança e o apoio dos mais de 900 colaboradores e 9 mil associados, além dos integrantes da diretoria e conselhos. Não deixou de apelar aos deputados e demais lideranças políticas presentes, para que se mobilizem contra a retirada de direitos dos trabalhadores rurais, que está na iminência de acontecer, através da Reforma da Previdência Social, que está sendo debatida no Congresso Nacional.

 

Os presidentes da Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS), Paulo Pires, e da Ocergs (Organização das Cooperativas do Estado do RS), Vergilio Perius, enalteceram a importância da Cotricampo no cenário do Rio Grande do Sul, sua organização, pujança e modernização, fatores que estão evidenciados na ExpoAgro.

 

Quem também elogiou a iniciativa e a organização da Cotricampo, foi o presidente da Emater-RS/Ascar, Clair Kuhn. A entidade é parceira da cooperativa e também está integrada à ExpoAgro com um amplo espaço demonstrativo, que recebeu dezenas de visitas ao longo do dia.

 

A importância do cooperativismo e da agricultura para o sustentáculo da economia gaúcha foi o principal foco destacado na fala do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, que mais uma vez esteve em Campo Novo, prestigiando e valorizando as atividades desencadeadas pela Cotricampo.

 

Já o presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto, valorizou sua ligação com o setor agrícola, o legado político e social que herdou de seu pai, Adão Pretto, ex-deputado, e que teve nos movimentos sociais ligados à terra sua principal bandeira de luta, além de reforçar a importância da mobilização social para impedir retrocessos através de medidas que prejudicam o trabalhador, como a Reforma da Previdência.

 

Falando em nome da comunidade que está sediando a feira, o prefeito de Campo Novo, Antonio Sartori, elogiou mais esta demonstração de força da Cotricampo, ao promover uma feira que divulga para todo o país as potencialidades e as riquezas dos municípios da região. A superação das dificuldades, segundo ele, passa pela garra das lideranças que acreditam no setor agropecuário.

 

*Rádio Alto Uruguai